środa, 21 grudnia 2011

Polonia para crianças e estrangeiros


http://www.kula.gov.pl/ é uma pagina feita para as crianças polonesas pra elas aprenderem coisas importantes e interesantes sobre o seu pais.

É uma iniciativa do Ministério de Cultura e Patrimônio Cultural do Governo da Polonia. E, na minha opinão, é uma iniciativa muito boa.

As crianças gostam do site porque tanto a forma como o conteúdo são atrativos pra elas. A parte visual está feita a base de desenhos meio animados (não todos os elementos se movem). Os cores são agrádaveis para o olhar. Os desenhos vão acompanhados com música.

Os meninos e as meninas têm a posibilidade de escolher como guia um boneco que lhes explica a coisas. Esse boneco pode ser masculino ou femenino. Os dois têm forma de uma bolinha. Kulka (assim se chama a menina) fala com a voz da atriz polonesa Maja Ostaszewska e o actor Wojciech Malajkat presta a voz a Kulek (a bolinha-menino). Os personagens falam devagar e usão palavras simples.

A criança visita com ele ou com ela diferentes cidades da Polónia (Varsóvia, Cracóvia, Gdańsk, Łańcut, Białystok, Gniezno, Wrocław, Katowice, Zakopane…), escuta sobre a historia e coisas mais significantes de cada lugar e faz exercícios práticos (com o mause, claro), como pintar, juntar os elementos, desenhar, entre outros.

Penso que o site é bom também para as pessoas que estão estudando polonês como lingua estrangeira. Graças a essa página podem conhecer a geografia e a historia da Polonia, e praticar a habilidade auditiva em polonês. Os desenhos e a informação escrita sobre alguns lugares facilitam a compreensão oral.

Aquelas pessoas que ainda não têm nivel para ouvir textos mais longos e um pouco mas complexos, podem recorrer à versão em inglês e em chinês e atravês desses idiomas conhecer Polónia.

O site é totalmente gratuito.

Brak komentarzy:

Prześlij komentarz

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails